
JURADOS

EDEVIGENS MONTEIRO CARDOZO
Jurado na final de 2011, 2012 e 2013
Nascido em São João da Barra, é jornalista há mais de 40 anos com passagens pela Globo (RJTV, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Esporte Espetacular, Sportv, dentre outros), GlobloNews e Record. É cofundador do Bloco Raiz e autor de sua marcha-rancho, fundou o bloco dos Mascarados ‘Você me conhece?’ e também compôs esta marcha-rancho. Outras composições carnavalescas (letra e música): Bloco Sanjoanense, Mulekada, Caranguejo com pimenta.
.jpeg)
AGENOR ANDRADE PINTO
Jurado na final de 2011
Nonozinho é nascido em São João da Barra e filho de um dos maiores foliões da história do município, Nonô Carcereiro. Ele acabou seguindo o caminho do pai nos dias de Momo. Foi músico da Banda da Cavalaria de Guardas do Exército, tocou na Banda União dos Operários, é especialista em instrumentos como clarinete, requinta, sax tenor e saxofone. Fundou o grupo musical Los Pintos e também o The Kings. Durante quase trinta anos foi um dos especialistas no Barracão do Congos.
.jpeg)
MÁRIO DOS SANTOS ROCHA FILHO
Jurado na final de 2011, 2012, etapas eliminatórias e final de 2013
Nascido em São João da Barra, orgulha-se de dizer que iniciou sua carreira musical na centenária Banda União dos Operários com o saudoso maestro Waldemiro Ferreira. Na Marinha do Brasil ingressou na Escola de Formação de Sargento Músico da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais. Fez curso de História da Música, Solfejo, Canto e Coral, Técnica instrumental em trombone de vara, Harmonia e Regência. Cursou, ainda, extensão em Trombone de vara pela Escola de Música da UFRJ. Chegou a suboficial regente da Banda.
.jpeg)
ANTÔNIO CARLOS RIBEIRO DIAS
Jurado nas etapas eliminatórias de 2011 e 2013. Final de 2011
Nascido em São João da Barra, sua primeira formação foi na Centenária Banda União dos Operários. É subtenente músico, saxofonista da Banda de Música da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Pica-pau, como é conhecido, estudou Teoria e Solfejo pelo Centro de Integração Artística de Campos, Iniciação de Harmonia no Centro Cultura de Campos dos Goytacazes. É professor de instrumentos de sopro, criador e fundador da Associação Musical e Cultural Amédio Venâncio da Costa. Foi o primeiro a dar oportunidade ao sexo feminino em bandas de música em São João da Barra. Cursou também extensão em Música, Tecnologia e Produção no Cefet/Campos (hoje IFF). Tem desenvolvido inúmeros trabalhos com bandinhas de carnaval.
.jpeg)
NELSON PATRÍCIO SOARES PEREIRA
Jurado na final de 2011
Filho do grande folião sanjoanense João Patrício Delfim Pereira, o apaixonado pela marcha Mal-me-quer, desde que se entende por gente participa do carnaval. Por muitos anos fez parte do barracão do Chinês. Fundou com Edevigens Monteiro Cardozo o Bloco dos Mascarados e o Bloco Raiz. Nelsinho foi cantor de serestas com o violão de Alcimar Chagas e Zeca Ribeiro. Foi testemunha de grandes bailes no Democrata e Operários e é ferrenho defensor da marcha-rancho, inclusive um dos que levantou a bandeira em 1976 para que o Chinês não lançasse samba e se tornasse escola, deixando de ser bloco (rancho).
.jpeg)
ROSÂNGELA PASSOS PEIXOTO DE CASTRO
Jurada nas etapas eliminatórias de 2011
Formada em Pedagogia, com curso técnico em piano, bacharelado em piano e licenciatura plena específica em música, foi professora do Conservatório Brasileiro de Música, pianista do Colégio Pedro Ernesto, além de ter feito interpretação de música para teclado e recepção rítmica. É professora concursada de música da rede municipal de Educação de São João da Barra.

FERNANDO ANTÔNIO LOBATO BORGES
Jurado nas etapas eliminatórias de 2011
Historiador, carnavalesco, diretor de teatro, desde os oito anos de idade envolvido com carnaval. Durante muitos anos foi responsável pela decoração de carnaval da avenida e um dos criadores do Concurso de Máscaras, além de cofundador do Grupo Teatral Nós na Rua.
.jpeg)
ROBERTO CAMPOS DA SILVA
Jurado nas etapas eliminatórias de 2011
Foi trombonista e solista da Banda da Polícia Militar do 7º Batalhão e da Orquestra do Programa Globo de Ouro. Gravou disco com a banda Grande Família e se aperfeiçoou em trombone de vara. Roberto foi solista da Orquestra Sinfônica da PM de Niterói, estudou Teoria Musical de Solfejo, Harmonia e Arranjo. Em diversas ocasiões foi júri do Concurso de Marchinhas em Niterói e no Rio de Janeiro. Tocou em diversos clubes do Rio, como o Bola Preta. É subtenente músico.
.jpeg)
JOEL DE SÁ ROSA
Jurado na final de 2012
Nascido em São João da Barra, é regente titular da Banda de Músicos do 8º Batalhão de Polícia Militar e regente da centenária banda musical União dos Operários, onde foi presidente e é regente do coral experimental criado por ele. Além de músico clarinetista, é compositor e arranjador, formado em teoria musical e solfejo pelo Conservatório de Música de Campos. Cursou Regência Coral no Centro Cultura Musical de Campos, Regência de Banda com o professor Sérgio Dias e com os maestros Ricardo Rocha e Marcelo Jardim, além de Harmonia com a maestrina Elza Cajueiro.
.jpeg)
ELZA MARIA CAJUEIRO MELO
Jurada na final de 2012 e 2013
Nascida em São João da Barra, é advogada, maestrina, compositora, arranjadora e professora com Pós-graduação e Mestrado em Cursos Superiores de Artes e Música, em São Paulo. Foi aluna dos maestros Jonas Christensem, Roberto Schnorrenberg e Elazar de Carvalho. Teve aula com o maestro Isaac Karabichevski, além de ter estudado Regência e Cultura Musical em Nova Iorque. Exerceu por mais de 15 anos o cargo de maestrina titular da Banda Sinfônica Amédio Venâncio da Costa e atuou também como regente da Banda Marcial Professor Clóvis Miranda e Oliveira, do Colégio Cenecista de São João da Barra. É uma das regentes mais premiadas do Estado do Rio de Janeiro. Em seu currículo ainda tem estudo de piano por dezenove anos e curso de atualização em Regência Orquestral. Em São Paulo fez curso de dança, teatro e cinema.
.jpeg)
GILWAGNER AMARAL MIRANDA
Jurado na final de 2012
Nascido em São João da Barra, o jornalista tem o foco direcionado para a Cultura. É diretor-fundador do Grupo Cultural Sonho, Amor e Fantasia onde coleciona trabalhos como os musicais Cats, Os Saltimbancos, Natal dos Sonhos, além dos espetáculos A revolta dos brinquedos e Juju quer casar, atuando como diretor, cenógrafo e ator. Coreógrafo e bailarino, desenvolve trabalho de danças folclóricas e quadrilhas juninas. No carnaval sempre atuou como figurinista, coreógrafo de comissões de frente e também mestre-sala. Tornou-se oficialmente carnavalesco em 2005 quando assumiu a escola de samba Chinês. No carnaval de 2016 seu samba venceu o Concurso promovido pelo Chinês.
.jpeg)
ETHMAR FILHO
Jurado nas etapas eliminatórias de 2012
O maestro é formado em Composição e Regência pelo Conservatório Brasileiro de Música, em Antropologia pela Marechal Rondon/FGV e em Arqueologia pela Estácio de Sá. É Pós-graduado em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo IFF, além de Mestrado em Cognição e Linguagem pela Uenf. É regente titular da Orquestra Sinfônica de Campos e já foi regente convidado da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ethmar também foi produtor musical da TV Globo.

ZECA RIBEIRO
Jurado nas etapas eliminatórias de 2012
Nascido em São João da Barra é músico, cantor, compositor e servidor público federal. Formado em Teoria Musical e Solfejo pelo Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, aos 15 anos de idade já era músico integrante da Banda União dos Operários. Em 1970 junto com os primos Eraldo e Hélio mais alguns amigos funda o conjunto The Big’s que posteriormente deu origem à Banda TB-6. Em 1973 ingressou na Marinha do Brasil e devido à sua experiência musical passou a fazer parte do Conjunto e da Banda Marcial da Escola de Aprendizes de Marinheiro do Espírito Santo. Em julho de 1976 foi um dos selecionados para desfilar na cidade de Nova Iorque representando o Brasil durante as comemorações do bicentenário da Independência dos EUA. Já teve samba escolhido pela Escola de Samba Congos.
.jpeg)
JUREMA VIEIRA
Jurada nas etapas eliminatórias de 2012
Uma das mais conceituadas professoras de Língua Portuguesa e Literatura de São João da Barra. É guia de Turismo nacional e uma das atuantes personalidades do teatro sanjoanense, além de ter um profundo envolvimento com as atividades culturais e carnavalescas. Com um grupo de amigos funda o Grupo Teatral Nós na Rua.
.jpeg)
MARCELO SAMPAIO
Jurado na final de 2013
Nascido em Campos dos Goytacazes, é professor de História na UFF e doutorando sobre samba e desfiles carnavalescos no Rio de Janeiro, além de Mestrado em Teoria das Ideias, pela Unicamp. Tem curso de Antropologia Cultural, sendo membro do Conselho Consultivo do Instituto Cultural Carvo Albin. É editor do site carnavalesco www.carnavaldecampos.com.br. Foi julgador-avaliador da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro e julgador de alegorias e adereços dos desfiles do Grupo Especial de Porto Alegre.

VALMIR DA CONCEIÇÃO
Jurado na final de 2013
Nascido em Campos dos Goytacazes, o maestro é coordenador das Bandas e Fanfarras do IFF Campus Centro. Professor da cadeira de Iniciação Musical do Instituto Federal Fluminense, é músico trompetista, incentivador, criador e regente de diversas Fanfarras escolares na região Norte e Noroeste Fluminense. Foi o idealizador da Orquestra do IFF/Campos. Compositor de sambas em Campos e região, é de sua autoria a música do Boi Ressaca, de Grussaí, praia de São João da Barra.

MOISÉS FARIA
Jurado nas etapas eliminatórias de 2013
Cantor e compositor reúne em seu currículo grupos e bandas que vão desde o gospel, MPB, pop, jazz, soul, clássico e R&B. Aperfeiçoou-se em Escola de Música onde desenvolveu técnicas vocais apuradas. Cursou Teoria Musical, Técnica Vocal e Percepção Musical. Participou do Programa Raul Gil e foi convidado a fazer parte da Caravana do Programa. Realiza apresentações musicais e teatrais como no musical O Poderoso Mágico de Oz, interpretando o homem de lata, e cantando na abertura do Natal dos Sonhos.

HÉLIA COELHO MELLO CUNHA
Jurada nas etapas eliminatórias de 2013
Nascida em São João da Barra, Helinha tem graduação e pós em Letras, além de Mestrado em Cognição e Linguagem pela Uenf. Formada em Teoria Musical pelo Conservatório de Música de Campos, é professora de Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Oficina de Texto, Retórica, em cursos de graduação de pós, no IFF/Campos. Tem textos publicados em livros e revistas.